Você deseja perder peso, controlar o açúcar no sangue e/ou melhorar o desempenho em atividades físicas? Entender o que é dieta low carb é um passo importante pra alcançar esses objetivos.
Quer dizer, a dieta low carb é como um plano alimentar que dá um “tchau” pra o consumo excessivo de carboidratos, sabe? A ideia é diminuir bastante a quantidade deles no prato e dar mais espaço pra outros alimentos — como carnes, ovos, queijos e alguns legumes.
Porém, a dieta low carb não é um “passe livre” pra comer tudo o que quiser de gordura, tá? Na verdade, é preciso seguir alguns cuidados. Sentiu curiosidade e quer saber mais? Contaremos tudo sobre o assunto. Continue lendo e confira:
- O que é dieta low carb?
- Como funciona a dieta low carb?
- Dieta low carb: para que serve?
- Quais cuidados tomar com a dieta low carb?
- O que se come na dieta low carb?
O que é dieta low carb?
A dieta low carb é um tipo de alimentação que reduz a quantidade de carboidratos consumidos diariamente — como arroz, batata, pães e massas. Em vez disso, a ideia é dar mais espaço pra:
- proteínas – como carnes, ovos e laticínios;
- gorduras boas – como azeite, abacate e oleaginosas.
Como funciona a dieta low carb?
A dieta low carb funciona assim:
- redução de carboidratos – você diminui bastante o consumo de carboidratos e prioriza proteínas e gorduras;
- proporção clássica – geralmente, o plano alimentar da low carb segue uma média de 75% de gorduras, 5% de carboidratos e 20% de proteínas;
- uso da gordura como energia – com menos carboidratos, o corpo passa a usar a gordura acumulada como fonte de energia, ajudando a queimar gordura corporal;
- tempo limitado – a recomendação é seguir a dieta low carb por 1 a 3 meses. Após esse período, ajuste a quantidade de carboidratos para evitar perda de massa muscular.
Dieta low carb: para que serve?
A dieta low carb tem se tornado cada vez mais popular por seus diversos benefícios. Mas afinal, por que tantas pessoas estão aderindo a esse estilo de alimentação?
Perda de peso
Ao reduzir a ingestão de carboidratos, o corpo é forçado a utilizar a gordura armazenada como fonte de energia. Isso pode levar à perda de peso mais rápida.
Além disso, alimentos ricos em proteínas e gorduras boas — a base da dieta low carb — trazem uma sensação de saciedade maior e por mais tempo. Assim, você controla a fome e evita excessos.
Controle da glicemia
A dieta low carb pode ser uma grande aliada pra pessoas com diabetes tipo 2 ou resistência à insulina. Quer dizer, quando reduzimos o consumo de carboidratos, os níveis de insulina não sobem tanto. Isso ajuda a manter o açúcar no sangue equilibrado, evitando aquelas subidas e descidas bruscas.
Melhora do perfil lipídico
A dieta low carb pode contribuir para diminuir os níveis de triglicerídeos no sangue, que, em excesso, eleva o risco de doenças cardiovasculares. Por outro lado, o colesterol HDL, conhecido como “bom colesterol”, tende a aumentar com a dieta low carb, ajudando a saúde do coração.
Quais cuidados tomar com a dieta low carb?
Imagine a dieta low carb como uma viagem: pra aproveitar ao máximo, você precisa se preparar e seguir algumas dicas, certo? Então, os principais cuidados a ter são:
- consulte um nutricionista – ele ajuda a montar um plano alimentar personalizado, considerando suas necessidades e objetivos, garantindo que você consuma a quantidade certa de outros nutrientes;
- não exagere na restrição – reduzir os carboidratos é importante, mas cortá-los completamente pode fazer mal pra a sua saúde;
- beba bastante água – aumentar a ingestão de água ajuda a eliminar as toxinas do corpo e a manter o bom funcionamento dos rins;
- preste atenção nos sinais do seu corpo – se você sentir muita fome, fraqueza, tontura ou qualquer outro sintoma diferente, procure um médico;
- varie a sua alimentação – inclua frutas, legumes, verduras, carnes, peixes e oleaginosas no seu cardápio;
- reeducação alimentar – combine a dieta com hábitos saudáveis, como uma boa rotina de sono e a prática regular de exercícios físicos.
O que se come na dieta low carb?
Confira quais são os alimentos que você pode incluir no seu cardápio na dieta low carb:
Alimentos liberados
Esses são os seus novos melhores amigos! Eles são ricos em proteínas e gorduras boas, que te ajudam a ficar saciado por mais tempo e a ter mais energia.
- carnes – frango grelhado, bife acebolado, peixe assado;
- ovos – cozido, mexido, pochê… do jeitinho que você preferir;
- legumes – brócolis no vapor, espinafre refogado, abobrinha recheada etc.
- nozes e sementes – amêndoas, castanhas, sementes de chia… perfeitas pra um lanchinho rápido e nutritivo;
- óleos saudáveis – azeite de oliva, óleo de coco… use pra temperar suas saladas, por exemplo.
Alimentos liberados com moderação
Esses alimentos têm um pouco mais de carboidrato, mas você pode incluí-los na sua dieta ocasionalmente.
- frutas – maçã, pera, morango etc;
- leguminosas – feijão, lentilha… são ótimas fontes de fibras, mas devem ser consumidas com moderação.
Alimentos proibidos
Esses alimentos são ricos em carboidratos e devem ser evitados ou consumidos em pequenas quantidades durante a dieta low carb.
- pão, massa, arroz – tente encontrar alternativas como pão integral ou massas de legumes;
- açúcar, doces – substitua por adoçantes naturais ou frutas;
- refrigerantes e sucos – prefira água, chá ou água com gás;
- salgadinhos e biscoitos – priorize lanches saudáveis, como cheesecake de frutas vermelhas zero açúcar.
Escolha a sua refeição low carb na Frutifica
Então, entendeu o que é dieta low carb e tirou as suas principais dúvidas sobre o assunto? Essa abordagem pode ajudar na perda de peso, no controle do açúcar no sangue e em outros benefícios para a saúde. Porém, se você pensa em adotar esse tipo de dieta, procure a orientação de um nutricionista.
E aí, quer dar uma chance à dieta low carb? Peça a sua refeição low carb em nosso site. Oferecemos opções saudáveis, caseiras, com ingredientes selecionados e preço acessível!