Você buscar ganhar massa muscular, controlar o peso ou melhorar a qualidade da alimentação sem investir em ingredientes caros e complicados? As proteínas magras são as suas aliadas.
Clara de ovo, corte magro de carne vermelha — como patinho — e peito de frango são algumas das opções nutritivas, práticas e com bom custo-benefício. Quer dizer, elas não exigem horas na cozinha e podem ser preparadas de maneira simples e rápida.
A nossa rotina corrida agradece, né? Se quiser saber mais, continue com a gente e acompanhe:
- O que são proteínas magras?
- Benefícios das proteínas magras
- Fontes de proteínas magras e baratas
- Como combinar proteínas e carboidratos para emagrecer
O que são proteínas magras?
As proteínas magras são alimentos que têm muita proteína e pouca gordura. Em outras palavras, você tem um alimento que te ajuda a construir músculos fortes e saudáveis sem adicionar muita gordura indesejada, que pode ser prejudicial.
É como escolher um carro com motor potente, mas que consome pouca gasolina — você tem o desempenho que precisa, sem desperdiçar recursos. Isso significa que você pode atingir seus objetivos de saúde e forma física de forma mais eficiente e saudável.
Benefícios das proteínas magras
As proteínas magras são importantes para uma vida mais saudável e ativa. Ao incluí-las na sua dieta, você investe no seu bem-estar e pode conquistar um corpo mais forte e definido. Entenda:
Construção e reparação muscular
Ingerir adequadamente proteínas magras ajuda no crescimento e na recuperação dos músculos. Isso é especialmente importante para quem pratica atividades físicas. Afinal, você garante que seus músculos recebam o que precisam para crescer de forma saudável.
Controle de peso
Como as proteínas magras têm menos calorias provenientes de gordura, elas ajudam a controlar a ingestão calórica total, sem sacrificar a saciedade.
Isso facilita o processo de emagrecimento de forma saudável, pois você se sente satisfeito por mais tempo, sabe? Assim, as proteínas evitam aqueles lanches excessivos ou a sensação de fome constante, que costumam sabotar as dietas.
Aceleração do metabolismo
As proteínas magras ajudam a acelerar o metabolismo. Tradução: seu corpo queima mais calorias ao longo do dia. Isso é um parceiro para quem busca emagrecer ou manter o peso de forma prática.
Sistema imunológico fortalecido
Além de ajudar a construir músculos, as proteínas contribuem para a manutenção de um sistema imunológico saudável. Isso porque, elas atuam na produção de anticorpos e células de defesa, mantendo o corpo mais resistente a doenças.
Melhora no desempenho físico
Quando você ingere proteínas magras, seu corpo tem a energia necessária para funcionar bem durante o dia, seja para trabalhar, treinar ou outras atividades físicas.
Até porque, levanta a mão quem aí precisa dessa ajudadinha extra no dia a dia! Então, a proteína é a fonte que ajuda a manter a força e a disposição.
Fontes de proteínas magras e baratas
Se você procura fontes de proteína magra para incluir na sua alimentação, mas sem pesar no bolso, existem várias opções deliciosas e nutritivas. Confira:
Frango
O queridinho das academias! É barato, fácil de preparar e super versátil. Sem a pele, o frango fica ainda mais saudável.
Inclusive, ele é muito versátil e pode ser preparado de várias formas (assado, grelhado, cozido) para evitar o uso de óleos e gorduras extras. Por exemplo, que tal um Peito de Frango Grelhado com Batata Rústica, Arroz Branco e Feijão?
Peixe
Peixes como a sardinha são ótimas opções de proteínas magras acessíveis. Além de serem ricos em proteínas, eles também fornecem ômega 3, que auxilia na recuperação muscular após atividades físicas. Ou seja, é uma ótima opção para quem quer aliar proteína e saúde cardiovascular.
Carne vermelha magra
A carne vermelha é conhecida por seu teor de gordura. Porém, cortes magros — como patinho e alcatra — são boas fontes de proteína e vitaminas do complexo B.
Ao escolher cortes magros e preparar de forma saudável, como grelhado ou assado, você pode ter uma refeição rica e nutritiva.
Ovos
O ovo é uma das fontes mais econômicas e práticas de proteína. Além de ser rico em proteínas de alta qualidade, também contém vitamina B12, que ajuda a formar músculos e reduzir gordura corporal.
Feijão
O nosso queridinho brasileiro! O feijão é um alimento básico e acessível, que oferece boa quantidade de proteína, especialmente o feijão-preto. Também é uma excelente fonte de fibras, que ajudam na digestão e fazem você se sentir satisfeito por mais tempo.
Então, o que acha de experimentar a nossa receita de Isca de Bife a Milanesa com Creme de Abóbora, Arroz Branco e Feijão?
Como combinar proteínas e carboidratos para emagrecer?
Você já ouviu falar que combinar os alimentos faz toda a diferença na hora de emagrecer? Pois é, uma pesquisa da Universidade Tufts revelou que escolher proteínas e carboidratos influencia o controle de peso ao longo do tempo. Entenda:
- nem todas as proteínas são iguais – carnes vermelhas e processadas podem te fazer engordar mais rápido. Já frango sem pele, peixe, iogurte e nozes estão ligados à perda de peso;
- carboidratos nem sempre são vilões – o problema não é o carboidrato em si, mas a sua qualidade. Pães brancos, batatas e doces refinados costumam fazer você engordar mais rápido;
- prefira carboidratos de baixo impacto no açúcar no sangue – como legumes e grãos integrais, que ajudam a evitar picos de açúcar no sangue e o ganho de peso;
- combine proteínas com legumes – isso pode reduzir o ganho de peso, proporcionando refeições mais equilibradas;
- evite alimentos processados e ultraprocessados – eles são ricos em açúcar, gordura e sódio, e podem sabotar seus objetivos de emagrecimento.
Consuma proteínas magras com ajuda da Frutifica
Como visto, incluir proteínas magras na sua dieta é uma decisão inteligente para quem busca uma vida mais saudável e ativa. Afinal, elas são versáteis, existem muitas opções acessíveis e que trazem diversos benefícios para o corpo.
Agora, que tal dar um passo a mais e experimentar nossas marmitas congeladas? Oferecemos refeições low carb vegetarianas, e muito mais. Todas são caseiras, feitas com ingredientes selecionados e a um valor acessível. Perfeitas para você facilitar a rotina corrida sem sair da dieta!