51% dos brasileiros tem tendência a desenvolver intolerância à lactose, segundo o laboratório de genética Genera, sabia? E mesmo com esse número alto, todo mundo talvez conheça alguém que, mesmo com o diagnóstico, vive perigosamente e não consome alimentos sem lactose.
Não estamos aqui pra julgar. Afinal, quem não ama um queijinho, um pão com manteiga, um chocolatinho ou café com leite? Porém, nem sempre a enzima lactase – usada pra digerir a lactose – dá conta do recado, o que acaba causando desconfortos como inchaço, gases e cólicas.
Sendo assim, e se a gente falar que existem alimentos sem lactose que são tão saborosos quanto os tradicionais? Sim, você pode continuar a saborear suas refeições favoritas sem abrir mão do prazer e do conforto no estômago.
Quer saber mais? Continue com a gente e tire as suas principais dúvidas sobre o assunto. Confira os seguintes tópicos:
- O que são alimentos sem lactose?
- Quais são os alimentos sem lactose?
- Quais são os benefícios de optar por alimentos sem lactose?
O que são alimentos sem lactose?
Alimentos sem lactose são aqueles que passaram por um processo para remover ou reduzir a lactose – açúcar presente no leite. Isso é feito geralmente ao adicionar uma enzima chamada lactase, que quebra a lactose.
Esse processo faz a lactose desaparecer, ou seja, ser reduzida a níveis que não causam problemas para quem tem intolerância.
Dessa maneira, a digestão se torna mais fácil e evita os desconfortos típicos da intolerância, como inchaço e cólicas. Porém, alimentos sem lactose não são necessariamente isentos de derivados de leite, tá?
Eles podem conter outros componentes, como caseína ou soro de leite. Enquanto isso, produtos sem laticínios não têm nenhum ingrediente de origem animal.
Quais são os alimentos sem lactose?
Se você tem intolerância à lactose, não se preocupe! Existem muitos alimentos saborosos e nutritivos que podem ser incluídos na sua dieta sem causar desconfortos. Confira a lista que preparamos.
Carnes, peixes e aves
Todos os tipos de carne (frango, peixe, carne bovina e suína) estão liberados. Eles não contêm lactose, então você pode prepará-los da maneira que preferir: grelhados, assados ou cozidos.
Só tenha atenção ao tempero, já que algumas dessas opções tendem a ser preparadas com manteiga ou molhos cremosos. Então, pra garantir que o prato continue sem lactose, prefira temperos simples, como azeite, alho, ervas e especiarias.
Leites vegetais
Leites de amêndoa, soja, aveia, arroz, coco e quinoa são alternativas 100% seguras. Além de serem deliciosos, muitos já vêm enriquecidos com cálcio e vitaminas.
Pães e cereais sem leite
O pão francês tradicional geralmente não tem leite. Certifique-se apenas de verificar o rótulo. Cereais como arroz, aveia (certificada sem glúten), quinoa e grão-de-bico também estão liberados.
Frutas frescas e secas
Maçã, banana, abacaxi, manga, morango, uva e todas as outras frutas frescas são liberadas! As secas, como uvas-passas, damascos e ameixas, também são uma ótima opção para lanches rápidos ou sobremesas.
Vegetais e legumes
Abóbora, batata-doce, brócolis, cenoura, couve, espinafre e muitos outros são 100% seguros e liberados para serem consumidos sem medo.
Sobremesas sem lactose
Há várias opções deliciosas como pudins, mousses, gelatinas e panetones sem lactose no mercado.
Grãos e leguminosas
Arroz, feijão, lentilhas, ervilhas, chia e linhaça são alimentos ricos em fibras e proteínas, ideais para uma alimentação saudável e sem lactose.
Quais são os benefícios de optar por alimentos sem lactose?
Nem todos precisem excluir completamente a lactose da dieta, mas muitos notam mudanças consideráveis quando fazem essa adaptação. Conheça alguns dos principais benefícios.
Melhora no sistema digestivo
Muitas pessoas com intolerância à lactose experimentam menos inchaço, cólicas e desconfortos no estômago ao evitar produtos lácteos. Isso é especialmente útil para quem sofre com a síndrome do intestino irritável (SII). Já começou a sentir o alívio só de imaginar?
Redução do inchaço
Se você sente que o estômago fica mais inchado após as refeições, a lactose pode ser uma das causas. Então, comer alimentos sem lactose tende a ajudar a diminuir esse desconforto e melhorar sua sensação de bem-estar.
Controle do peso
Ao reduzir o consumo de alimentos que causam desconforto ou inflamação, como os lácteos para quem é intolerante, é mais fácil controlar o peso. Afinal, o corpo fica mais equilibrado, e a digestão melhora, facilitando a manutenção do peso saudável.
Menos ansiedade e estresse
Algumas pessoas sentem uma maior leveza e menos ansiedade ao reduzir alimentos que causam desconforto intestinal, como os que contêm lactose.
Menos risco de doenças crônicas
Segundo a Universidade de Copenhagen, reduzir a ingestão de glúten e lactose pode ajudar a diminuir o risco de doenças crônicas, como diabetes tipo 2. Ou seja, escolher alimentos mais saudáveis e naturais costuma ter um impacto positivo no longo prazo.
Os benefícios de escolher alimentos sem lactose são ainda maiores quando bem acompanhada de uma dieta balanceada e rica em nutrientes. No entanto, se você não tem uma alergia ou intolerância comprovada, não é preciso eliminar 100% a lactose da sua vida. Portanto, encontre o equilíbrio que funciona para você!
Escolha a sua refeição saudável na Frutifica
Se você já percebeu que laticínios te deixam desconfortável, experimentar alimentos sem lactose talvez seja um caminho para se sentir melhor no dia a dia. E o mais legal? Hoje existem muitas opções saborosas e acessíveis, então você não precisa abrir mão do prazer de comer bem. Seu estômago (e sua pele!) agradecem!
Então, quer praticidade na hora de se alimentar? Confira nossas marmitas congeladas! Temos opções zero glúten, zero lactose, feitas com ingredientes selecionados, sabor caseiro e valores acessíveis. Experimente e sinta a diferença no seu bem-estar!